Após o hemograma, exames para o fígado e o PSA, sendo este último um excelente marcador de câncer de próstata. Os valores de referência devem ser interpretados pelo médico. Deve se lembrar que é muito importante o jejum para exame de sangue e deve ser respeitado quando solicitado. A ingestão de alimentos ou até água pode interferir nos resultados, principalmente para avaliar a quantidade substâncias que podem ser alteradas pela alimentação, exemplo do colesterol ou açúcar.
Exames de Fezes
O exame de fezes é solicitado para avaliar as funções digestivas, ovos de parasitas ou quantidade de gordura nas fezes. O material para o exame pode ser guardado na geladeira. No caso do exame parasitológico e na pesquisa de sangue oculto, pode ser guardado na geladeira por até 24 horas.
.
Principais tipos de Exame de Fezes
O exame toxicológico tem como objetivo verificar se a pessoa consumiu ou esteve exposta a algum tipo de substância tóxica nos últimos 90 ou 180 dias. Desde 2016 esse exame é obrigatório para emissão ou renovação da carteira de motorista das categorias C, D e E, devendo ser realizado em laboratórios autorizados pelo DETRAN. Também é realizado quando houver suspeita de envenenamento por substâncias tóxicas ou ansiolíticos. O exame toxicológico é feito com o objetivo de identificar a presença de diversas substâncias no organismo nos últimos 90 ou 180 dias, dependendo do material coletado, como por exemplo:
Para checar a capacidade funcional da vista de uma pessoa. Quanto melhor o resultado, maior a habilidade de enxergar perfeitamente.
Os exames que compõem a Audiometria, que é a Bateria de Testes Auditivos Básicos (audiometria tonal, audiometria de fala ou audiometria vocal, timpanometria e pesquisa dos reflexos acústicos) são considerados o padrão ouro para avaliar a audição, sendo essenciais na composição do diagnóstico de perda auditiva.
Através desses exames é possível avaliar a porção periférica da audição, ou seja, as estruturas da orelha externa, média e interna.
É indicado para avaliar a capacidade auditiva do paciente, o quando existem suspeitas de anormalidades, traumas, tímpano rompido, infecções, histórico familiar de perda auditiva, uso excessivo de medicamentos, entre outras condições.
O Eletrocardiograma também é chamado de ECG ou eletrocardiografia. É um exame que avalia a atividade elétrica do coração por meio de eletrodos fixados na pele. Através desse exame, é possível detectar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto.
Também conhecida como prova de função pulmonar (ou exame do sopro), é utilizada para medir a quantidade de fluxo pulmonar que entra e sai dos pulmões. É um exame da fácil realização, não invasivo e relativamente rápido.
O exame é o principal pilar de avaliação da pneumologia, e é fundamental para diagnóstico e seguimento de doenças pulmonares, doenças ocupacionais, além de fazer avaliação de atletas.
Muito mais que uma simples avaliação da capacidade pulmonar, a espirometria é um exame capaz de mensurar a movimentação do ar por meio de fluxos e volumes pulmonares, ou seja, a velocidade com que o indivíduo é capaz de inspirar e expirar, também a quantidade de ar utilizada nesses movimentos com o auxílio dos músculos respiratórios.
É muito indicado para acompanhamento de casos de pessoas com problemas pulmonares, como asma, DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), bronquite, enfisema, fibrose, entre outros que afetam de alguma maneira o pulmão e, consequentemente, as vias respiratórias. Também é amplamente utilizado para avaliar a capacidade pulmonar de atletas de alto desempenho, esportistas eventuais ou apenas verificar a capacidade respiratória de pacientes portadores de doenças sistêmicas ou que vão se submeter à anestesia para uma cirurgia.